Passo a passo para abrir um processo seletivo
Clientes
Se você é uma consultoria de recrutamento e seleção, essa primeira etapa, Clientes, vai estar disponível para você.
Através dela é possível vincular a vaga a um Cliente, para que no futuro você possa visualizar dados de faturamento, gerando maior previsibilidade de caixa, e indicadores específicos no Painel de Dados por cada Cliente cadastrado.
Não se preocupe, posteriormente é possível ocultar o nome do Cliente na divulgação da vaga, mantendo essa tela apenas para controle interno de informações.
Caso você seja o RH de uma empresa, a criação da sua vaga vai começar a partir da etapa 2, Processo. Clique aqui para ver a partir desta etapa.
Nessa etapa exclusiva para consultorias é possível cadastrar o requisitante da vaga. Para selecionar o Nome do Cliente, é necessário que ele seja previamente cadastrado. Veja como aqui.
Adicionamos as seguintes informações nesta etapa:
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Consultor comercial responsável;
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Tipo de cobrança;
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Valor;
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Imposto;
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Informações adicionais sobre o faturamento.
Processo
Nessa etapa serão cadastradas as informações iniciais do processo, desde o título do processo, que é o nome do cargo para divulgação, até os dados do colaborador substituído, se for o caso.
Algumas dessas informações são opcionais e outras somente para controle interno, e a própria plataforma terá a indicação caso a informação do campo não for divulgada ao público.
O não preenchimento de campos obrigatórios impedirá a criação do processo, mas dos campos opcionais não.
Ela é dividida em 4 partes:
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Dados do processo;
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Jornada e remuneração;
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Mobilidade e localização;
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Informações adicionais.
Os novos campos nessa etapa são:
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Nomenclatura CBO;
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Periodicidade salário;
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País e Estado em Mobilidade e localização.
Dados do processo
Jornada e remuneração
Mobilidade e localização
Em Informações adicionais, o que for preenchido neste campo não será divulgado.
Por isso, não utilize-o para colocar os dados de descrição da vaga, pois os candidatos não o verão.
Responsáveis
Na etapa de Responsáveis é onde você irá preencher quem serão as pessoas a gerenciar esse processo.
Ele é dividido em duas partes:
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Responsáveis pelo processo;
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Fluxo de aprovação.
Nesse novo layout, adicionamos os campos de Co-responsáveis e Gestor(es).
Entenda nesse artigo qual é o melhor Fluxo de aprovação para o seu processo seletivo.
Requisitos
A etapa de Requisitos é uma das mais importantes na criação de um processo, pois é através dela que funciona o Ranking de Candidatos da abler. Por isso, capriche no preenchimento!
Ela é organizada em 5 partes:
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Atribuições;
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Descrição da posição;
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Experiências;
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Conhecimentos;
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Diversidade e inclusão.
Na primeira parte, Atribuições, adicionamos os campos Nível Senioridade, Escala de Senioridade e Faixa salarial inicial e final.
No campo de Descrição da vaga, adicionamos uma super novidade! Agora o ablerGPT vai poder te auxiliar a preencher todos os campos de descrição da vaga.
Basta clicar em “Gerar com ablerGPT” e ele vai gerar os textos de acordo com o título do cargo descrito. Veja abaixo cada um dos campos:
Em seguida, temos os campos de Experiência, também muito importantes no Ranking de Candidatos. Não se preocupe, essa experiência não é cobrada do candidato e sim usada para melhorar o Hunting e organizar sua etapa de Triagem com os candidatos que mais tem match com a vaga em primeiros lugares.
Na parte de Conhecimentos, adicionamos o campo de Habilidades Comportamentais, cruciais para encontrar candidatos com bom fit com a vaga!
Por fim, agora é possível divulgar seu processo como uma Vaga Afirmativa. Veja aqui o que é e como criar uma vaga afirmativa e aqui tudo sobre o Filtro de Diversidade e Inclusão da Abler.
Configurações
Finalizando a criação do processo, temos as Configurações, divididas em 3 partes:
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Etapas e prazos;
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Perguntas da candidatura;
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Divulgação.
Na primeira parte, Etapas e prazos, acrescentamos os campos de SLA por etapa do processo, no qual é possível configurar a quantidade de dias do prazo e a data de início ou final de cada etapa.
Outra grande mudança foi a retirada da etapa Comunicação com os candidatos, pois a partir de agora, todos os candidatos vão receber os e-mails automáticos enviados pela Abler através de uma ação dentro do processo.
Em seguida, temos as Perguntas de candidatura, onde você pode selecionar uma ou mais perguntas a serem feitas ao candidato no ato da candidatura.
A funcionalidade Perguntas de Candidatura é ofertada à parte do plano. Caso queira saber mais sobre valores e conhecer melhor suas possibilidades, entre em contato com seu(a) Gerente de Contas ou com suporte@abler.com.br.
Por fim, na parte de Divulgação, mantivemos as mesmas configurações anteriores:
Esperamos que as novas soluções tornem seu processo de recrutamento e seleção ainda mais ágil e eficaz.
Estamos sempre abertos a feedbacks sobre as mudanças, sintam-se à vontade em nos expressar através do suporte@abler.com.br ou durante uma reunião com seu(a) gerente de contas. ;)