Porque é importante ter um plano de cargo e salário e como desenvolver um
Cada profissional conhece seu potencial e também espera um crescimento dentro de uma nova oportunidade, um bom plano de desenvolvimento combinado a um bom clima, bons valores, deixará suas vagas muito mais atrativas.
Mas afinal, o que é um plano de cargos e salários? 💼
É um documento, uma política interna da empresa, onde serão descritas: funções, atribuições, responsabilidades e remuneração de cada cargo.
Com tudo isso documentado, fica mais fácil para os colaboradores entenderem onde estão e como podem chegar a outras posições.
Por que ter na minha empresa? 👀
Ter um plano de cargos e salários irá te ajudar a manter o equilíbrio, primeiramente no lado do engajamento dos funcionários, onde terão uma visão sólida de construção de carreira. Esse recurso também pode te ajudar a diminuir o turnover, porque os colaboradores terão reconhecimento e irão saber os próximos passos para conseguir crescer.
Temos também o lado financeiro, onde será bem mais fácil desenhar as projeções de promoções e realocação de pessoas.
Você também pode usar o plano como destaque nas descrições das suas vagas, afinal, será um diferencial e até mesmo um fator de decisão para o candidato participar do seu processo seletivo!
Como montar esse planejamento? 🧐
Defina os cargos e funções
Primeiro de tudo precisamos identificar todos os cargos que já existem na empresa e quais serão necessários criar, depois precisará entender o que cada cargo faz, suas funções, competências necessárias para exercer as atividades e responsabilidades.
Com isso em mãos já conseguimos identificar os níveis de trabalho como por exemplo: assistentes, analistas e a senioridade de cada um, sendo júnior, pleno ou sênior.
Defina Salários
Para cada cargo e nível de trabalho, deve existir uma remuneração específica, é importante que o time financeiro te ajude com isso, para definir as projeções de cargos que ainda não existem ou promoções que serão efetivadas.
E também, fique de olho no mercado de trabalho, para entender se os salários praticados estão de acordo com os cargos.
Defina critérios de promoção e progressão de carreira
Precisa estar muito claro o que cada cargo faz para conseguir efetivar promoções. Por exemplo:
Um analista comercial júnior, precisa estar cursando ou já ter cursado uma faculdade, mas para um cargo pleno, já precisa ter concluído o curso.
É um exemplo simples e que pode ser praticado, assim como tempo de experiência, hard skills, soft skills e atividades realizadas. É interessante também colocar critérios de entrega (se está alcançando as metas, há quanto tempo), para estimular ainda mais o colaborador.
Além disso, precisa estar muito claro como podem crescer e para onde, seja subindo de cargo dentro da própria área ou se também é possível optar para atuar em outras áreas.
Após realizar todo planejamento é só documentar e divulgar para todos conhecerem o novo plano de cargos e salários. É importante que os gestores incentivem a implementação desse planejamento, além de tornar o documento acessível para todos na sua empresa, garantindo a transparência.